sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

MIRANTE DE SÃO BENEDITO - O MAIS NOVO PONTO TURÍSTICO DE BRAGANÇA.


O município de Bragança ganhou em 2009 mais um ponto turístico: o mirante de São Benedito, localizado em Camutá, à margem direita do rio Caeté. Através do mirante é possível avistar toda a cidade e a Prefeitura de Bragança já estuda a possibilidade de interligá-la ao marco por intermédio de um teleférico. Construído em menos de um ano, o ponto elevado ocupa atualmente o espaço onde ficava a oca do cacique Camutá - chefe tribal dos Tupinambás Caetés durante a fundação de Bragança - segundo afirma o historiador Leôncio Siqueira, membro da Academia de Letras e Artes de Bragança.

Leôncio conta que o município de Bragança possui diversos pontos turísticos e que o mirante vem somar principalmente na questão do turismo para a localidade. 'Dentro da cidade ainda é possível perceber os casarões construídos pelos portugueses e espanhóis, na mesma época em que foi implantada a estrada de ferro de Bragança. O município possui grandes palacetes, construídos por padres barnabitas. Além disso, o ecossistema local favorece bastante ao turismo', revela. O historiador conta que a praia de Ajuruteua e de Canelas são verdadeiras maravilhas. 'Na praia de Canelas existe a maior concentração de Guarás do planeta, além de outras 40 espécies de aves', destaca.

Outro aspecto importante na cultura de Bragança, também abordado por Leôncio - e que deu nome ao mirante - é a festa de São Benedito, a maior festividade religiosa da região Bragantina, que acontece anualmente entre os dias 26 de dezembro e 1º de janeiro. 'Esse evento tem um significado importante, porque a comemoração de São Benedito é o maior festejo religioso profano, aliado a marujada, e a cavalhada', revela. Bragança é uma cidade católica - e sua referência maior é expressa neste acontecimento, tradicional desde 1798, e que este ano completa 211 anos. Bragança possui 127 mil habitantes e vive do comércio formal e informal, do turismo proveniente de Ajuruteua - além de 12 empresas pesqueiras instaladas na região.

Nenhum comentário: